01/10/2016

Keep In Mind: Review


Meu playthroughhttps://youtu.be/w3-DAI7-TgM

Em retorno aos Drops Terror, no momento, Keep In Mind é um moldável e interessante. Gosto muito de games com jumpscares, horror e o macabro, mas, bons jogos para mim são aqueles que mexem com o seu interior, mais do que com o seu sentimento de Medo.

Esse é um deles. Engloba todos os terrores pessoais do ser humano, todos os horrores interiores, no âmago. Neste caso, você é Jonas, um personagem que tem problemas no casamento e relacionamento, de vida e bebida. No gameplay, você está dormindo enquanto a sua esposa fala e tenta dar o ponto dela do que está acontecendo, e em resposta, você cai em um plano dos sonhos em que tem que lidar com o seu próprio "eu" em dezesseis formas diferentes.

16 "eus" que você tem que procurar no seu mapa. Ou seu plano, como dito anteriormente, e uma vez encontrados, a continuação do jogo, ocorre e por fim, você se enfrenta. Cada "eu" tem o seu motivo, tem o temor. Algo como ficar revivendo a situação, revivendo os seus temores.

É algo difícil de explicar, porque quem possui transtornos, sente apenas. E é o que é tratado no jogo. É o mesmo que explicar o que é a Ansiedade. Quem tem isso como transtorno (experiência própria) chega a se identificar com o game, porque sente o que os "eus" tentam explicar e mostrar ao player.

Em outras palavras, esse é um daqueles games pessoais. Que pode não ter um gráfico interessante, ou uma jogabilidade fantástica, ou até uma história épica, mas que pega elementos do dia-a-dia, do ser humano e molda, e é isso que sai.

Psicológico sim. Muito. Um ponto forte, e só depois de jogar que o player para e reflete, no fim, o quão forte um game pode ser. Ou significativo.

Criado por rose-moth (http://rosemoth.com/). "(...) jogo baseado em narrativa (...) e se você se magoa fácil ou é muito emocional, esse jogo pode não ser o melhor para você (...)".

Download do jogo: http://gamejolt.com/games/keep-in-mind/143174

Notas:
2/5 em aproveitamento, jogabilidade, gráfico.
5/5 em história, drama psicológico.

Notinha: Tipo do game jogável mais que uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário